A Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC) celebra a realização do III Congresso Internacional da Federação Latinoamericana de Fiscales (FLF), que aconteceu de 28 de abril a 2 de maio de 2025, em Lima, capital do Peru. O evento reuniu representantes do Ministério Público de diversos países da América Central, América do Sul e Caribe.

Com o tema principal “Desafios dos Membros do Ministério Público frente à corrupção e à criminalidade organizada nas altas esferas de poder”, o congresso também teve como temática a segurança dos fiscais da lei e a perspectiva de gênero, com subtemas como a Corte Internacional Anticorrupção e a CIDH e os direitos dos fiscais.

Ao final do evento, fez-se uma homenagem emocionante ao Fiscal Alberto Nisman, , assassinado em Buenos Aires em 18 de janeiro de 2015, após apresentar uma grave denúncia contra o presidente de seu país e horas antes de testemunhar no Congresso Nacional. Também foram homenageados outros fiscais assassinados e perseguidos, como Marcelo Pecci, do Paraguai; Alcibíades Libreros e Esperanza Navas Sánchez, da Colombia; Armando Martínez Loria, Costa Rica; Luz Marina Delgado, Edgar Escobar Zambrano, Leonardo Palacios, Genaro Reasco Bolaños, Marcelo Vazconez e Federico Estrella, do Equador; Sonia Elizabeth Montes de Lujan e Miriam Aida Reguero Sosa, da Guatemala; e Lenin Rodríguez Arteaga, Raúl Enrique Reyes, Pedro García Villanueva, Manuel Díaz Mazariegos, Orian Arturo Chávez, de Honduras.

A presidente da FLF, Procuradora de Justiça Meri Cristina Amaral Gonçalves (MPAC), ex-presidente da AMPAC, dirigiu o congresso e segue à frente da entidade com forte atuação em prol da integração latino-americana e da valorização da atuação ministerial.

A AMPAC parabeniza a Dra. Meri Cristina pela liderança à frente da FLF e destaca a importância da realização de eventos como este para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento do Ministério Público em toda a América Latina.